
O livro Geoparque de Morro do Chapéu, que foi desenvolvido pela Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais (CRPM) para promover o reconhecimento da área junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como o segundo Geoparque do país, foi lançado na noite desta terça-feira (2) no município. O único geoparque brasileiro está localizado em Araripe, no Ceará. Para o secretário do Turismo de Morro de Chapéu, Milton Pinto, se a região for reconhecida pela Unesco, entrará para a rota turística mundial. “Com o município sendo contemplado como Geoparque, a valorização turística vai ser muito grande para a região. A cidade vai passar a ter uma visibilidade mundial imensa”, sugere. Na área de preservação do município há 24 geossítios, com que tornam o local um ponto propício para estudo da geologia. O projeto da CPRM para o geoparque inclui sítios geológicos registrados que vão de Jacobina a Morro do Chapéu: Serra da Tombador, Serra das Palmeiras, Mira Serra, Carbonatos da Fazenda Colombo, Arenito Interestratificados, Estromatólitos da Fazenda Tanque, Gruta Barrocão, Buraco do Alecrim, Escarpa na Fazenda Cristal, Cachoeira do Ferro Doido, Conglomerados, Planície de Marés, Arenito Sigmoidal, Fluidizado, Morrão, Diamictito em Lajes do Batata, Gruta dos Brejões, Fazenda Arrecife, Fonte Termal do Tareco e Empurrões em Calcissiltitos da Unidade Gabriel.
0 Comentários
O TRAZENDO A MASSA NÃO SE RESPONSABILIZA POR OPINIÕES EMITIDAS POR TERCEIROS NESTE ESPAÇO, MAS INFORMA QUE COMENTÁRIOS OFENSIVOS QUE EXPONHA PESSOAS,ENTIDADES OU EMPRESAS SERÃO EXCLUÍDOS.
#OS COMENTÁRIOS NÃO REFLETEM A OPINIÃO DESTE BLOG,OS MESMOS DEVERÃO SER IDENTIFICADOS PARA SEREM ACEITOS, SEJA QUAL FOR O SEU TEOR.