Header Ads Widget


header ads

Ação do caso do desaparecido na ditadura Rubens Paiva é paralisada

Ação do caso do desaparecido na ditadura Rubens Paiva é paralisada

Os procuradores do Grupo de Trabalho Justiça de Transição, do Ministério Público Federal, acabam de sofrer um novo revés. O desembargador federal Messod Azulay, do Tribunal Federal da 2.ª Região, suspendeu nesta terça-feira (2) a ação penal contra cinco militares reformados do Exército acusados de participar do homicídio e da ocultação do cadáver do ex-deputado Rubens Paiva, em 1971. A ação, apresentada em maio pelos procuradores, havia sido aceita em primeira instância na Justiça Federal. Audiências para ouvir testemunhas já estavam marcadas para ocorrer a partir da próxima semana. Mas serão suspensas com a decisão do desembargador, que atendeu a um pedido de habeas corpus apresentado pela defesa dos réus. Os advogados de defesa alegam a prescrição dos crimes e pleiteiam a aplicação da Lei da Anistia. A família do deputado Rubens Paiva, que foi cassado pelo regime militar, aguarda uma decisão para o caso há 43 anos. Em maio, os procuradores apresentaram novas provas sobre o caso, algumas delas recolhidas na casa do tenente-coronel Paulo Malhães, que foi encontrado morto em sua casa, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, dias após prestar depoimento na Comissão Nacional da Verdade, quando assumiu a autoria de casos de tortura na ditadura. De acordo com informações do desembargador federal Messod Azulay no texto de sua decisão, o pedido para julgamento de mérito será levado à Segunda Turma Especializada. Os advogados também alegaram, no pedido de habeas corpus, a incompetência da Justiça Federal para julgar o caso.

Os militares denunciados são José Antonio Nogueira Belham, Rubens Paim Sampaio, Jurandyr Ochsendorf e Souza, Jacy Ochsendorf e Souza e Raymundo Ronaldo Campos. Ao aceitar a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal, o juiz Márcio Gutterres Taranto ressaltou que a Lei da Anistia não trata dos crimes previstos na legislação comum, mas, sim, de crimes políticos ou conexos a estes. De acordo com o magistrado, uma vez que a ação do Ministério Público Federal trata de crimes previstos no Código Penal, tais delitos não estão protegidos pelas disposições da anistia concedida pela lei de 1979. O juiz também lembrou que violações de direitos humanos, os chamados crimes contra a humanidade, não têm prazo de prescrição, de acordo com a legislação internacional. "O homicídio qualificado pela prática de tortura, a ocultação do cadáver (após tortura), a fraude processual para a impunidade (da prática de tortura) e a formação de quadrilha armada (que incluía tortura em suas práticas) foram cometidos por agentes do Estado como forma de perseguição política", escreveu o magistrado na sentença. "A esse fato, acrescenta-se que o Brasil reconhece o caráter normativo dos princípios de direito costumeiro internacional preconizados pelas leis de humanidade", afirmou o juiz. De acordo com os procuradores, Rubens Paiva foi morto nas dependências do Destacamento de Operações de Informações - DOI do 1.º Exército, nos fundos do Batalhão de Polícia do Exército, no Rio. Eles pediram a prisão dos denunciados, a cassação das aposentadorias e a anulação de medalhas e condecorações obtidas por eles ao longo de suas carreiras. O Ministério Público Federal não quis comentar ontem a decisão do desembargador.

Postar um comentário

0 Comentários

Photography

3/Photography/post-per-tag

Custom Widget

3/Business/post-per-tag

Recent in Sports

3/Sports/post-per-tag

Recent Posts

Breaking News

Events

Recent Comments

authorHello, my name is Jack Sparrow. I'm a 50 year old self-employed Pirate from the Caribbean.
Learn More →

Sponsor

Recent comments

Comments

3/recent-comments

Featured

Text Widget

Ad 728x90

Definition List

Unordered List

Support

Featured

About News16

Etiam at libero iaculis, mollis justo non, blandit augue. Vestibulum sit amet sodales est, a lacinia ex. Suspendisse vel enim sagittis, volutpat sem eget, condimentum sem. Pellentesque eu interdum ex, tempus volutpat massa.

Pesquisar este blog

Blog Archive

Latest Posts

News

Sports

Food

Technology

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Find Us On Facebook

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Random Posts

recentcomments

Social Share

3/Food/recent-videos

Flickr

3/Technology/small-col-left

Sports

3/Sports/small-col-right

Featured Posts

Labels

Logo

Logo

Tags

Facebook

Music

3/Music/post-grid

Business

3/Business/big-col-left
?max-results="+numposts8+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");

Nature

3/Nature/post-grid

Recent

3/recent-posts

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Pages - Menu

Label Icons CSS

header ads