Header Ads Widget


header ads

Você já viu a Coca-cola transparente?


É transparente, não tem cheiro, mas o gosto é de Coca-Cola. Uma bebida estranha, poderíamos dizer. Porém, o mais esdrúxulo foi que a Coca Cola Company, uma das empresas-símbolo dos Estados Unidos, criou uma versão de seu refrigerante para um cliente especial: um alto oficial da inimiga União Soviética. Em plena Guerra Fria. 

A “White Coke” foi uma “encomenda” feita pelo oficial mais condecorado da União Soviética: o Marechal Georgy Zyhukov. Mas já não era daquela época que política e Coca-Cola andavam de mãos dadas. Tanto que o começo do sucesso internacional bebida, hoje vendida em qualquer parte do mundo – exceto em Cuba e Coreia do Norte -, começou justamente durante a Segunda Guerra Mundial.Isso porque o comandante das Forças Armadas dos EUA, Dwight D. Eisenhower, era amigão do presidente da Coca-Cola, Robert Woodruff, que comandou a empresa de 1923 até 1954. 

Devido ao conflito, o açúcar era um produto escasso e racionado e necessitava de uma autorização especial para ser importado, o que, claro, não era problema para a Coca-Cola. Mas voltemos a história da “White Coke”. Guerra Fria Fim da guerra. Berlim é tomada e divida entre várias áreas de ocupação. Zhukov era o chefe-máximo da ocupação soviética e ficou muito amigo de Eisenhower. Apesar de ter provado e gostado de Coca-Cola, o marechal soviético sabia que não pegaria bem frente ficar consumindo por aí a bebida símbolo do “imperialismo capitalista estadunidense”. Stálin poderia ficar irritado. 


O Marechal solicitou, então, ao americano que elaborasse uma versão do refrigerante que não desse muita bandeira. Que fosse parecida, talvez, com a vodka, paixão nacional do povo russo. O então presidente americano, Harry S. Truman, autorizou a “operação”. Porém, faltava a parte mais difícil: desenvolver um líquido incolor e com gosto de Coca-Cola. Woodruff trabalhou com seus químicos para elaborar a “White-Coke”. Conseguiram. Foram mandadas 50 garrafas para o marechal numa operação ultrassecreta. Mas a coisa toda parou por aí.

Devido à amizade do marechal com Eisenhower, o Exército Vermelho abriu os olhos com Zhukov. Além disso, o povo alemão estava insatisfeito com sua administração. Esse clima de desconfiança resultou na transferência de Zhukov para a região dos Montes Urais, colocando fim ao contrabando de Coca-Cola transparente. Uma versão parecida de refrigerante foi lançada na década de 1990. Era a Pepsi Crystal, que não tinha cafeína e era totalmente transparente. O fracasso, no entanto, foi instantâneo, e a bebida foi engavetada. Fonte: Historia de la historia. Imagens: Coca-Cola Company / Wikimedia Commons

Postar um comentário

0 Comentários

Photography

3/Photography/post-per-tag

Custom Widget

3/Business/post-per-tag

Recent in Sports

3/Sports/post-per-tag

Recent Posts

Breaking News

Events

Recent Comments

authorHello, my name is Jack Sparrow. I'm a 50 year old self-employed Pirate from the Caribbean.
Learn More →

Sponsor

Recent comments

Comments

3/recent-comments

Featured

Text Widget

Ad 728x90

Definition List

Unordered List

Support

Featured

About News16

Etiam at libero iaculis, mollis justo non, blandit augue. Vestibulum sit amet sodales est, a lacinia ex. Suspendisse vel enim sagittis, volutpat sem eget, condimentum sem. Pellentesque eu interdum ex, tempus volutpat massa.

Pesquisar este blog

Blog Archive

Latest Posts

News

Sports

Food

Technology

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Find Us On Facebook

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Random Posts

recentcomments

Social Share

3/Food/recent-videos

Flickr

3/Technology/small-col-left

Sports

3/Sports/small-col-right

Featured Posts

Labels

Logo

Logo

Tags

Facebook

Music

3/Music/post-grid

Business

3/Business/big-col-left
?max-results="+numposts8+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");

Nature

3/Nature/post-grid

Recent

3/recent-posts

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Pages - Menu

Label Icons CSS

header ads