Física, matemática e ciências biológicas tiveram queda no número de
matrículas na graduação de 2011 para 2012, segundo dados do Censo da
Educação Superior 2012. Química, matemática e ciências biológicas
tiveram queda no número de concluintes. As quatro áreas são alvo do
Programa Quero Ser Cientista, Quero Ser Professor, lançado nesta quarta
(18) pelo Ministério da Educação (MEC). Além de apresentarem queda, o
número total de matrículas nesses cursos é inferior a outros cursos de
ensino superior. Enquanto física era cursada por 30,9 mil estudantes,
química por 53,1 mil, matemática por 85,5 e ciências biológicas por
123,3 mil, administração tinha 833 mil estudantes, direito, 737,3 mil e
pedagogia, 603 mil. Entre os quatro cursos, o que apresentou a maior
queda foi ciências biológicas, que passou de 126,9 mil para 123,3 mil,
uma diminuição de 2,8% nas matrículas. A queda vem desde 2011, quando
128 mil faziam a graduação.A graduação em física vinha aumentando em
número de matrículas desde 2009, quanto tinha 29,4 mil estudantes. No
ano passado a queda foi 2,5%. Matemática teve a menor queda, de 0,7% de
2011 para 2012. Química foi a única das quatro graduações que teve um
aumento, de 1,6%, no número de matrículas.
O número daqueles que
entram nos cursos é superior aos que se formam, considerando também o
aumento de vagas. No ano passado, física tinha 11,8 mil calouros e 2,6
mil formados. O curso foi o único que apresentou um aumento no número de
formados, de 1,75%. O curso de química recebeu 18,2 mil novas
matrículas e formou 6,4 mil estudantes - o que representou uma queda de
1,4% no número de formados.
Em matemática, 33,2 mil entraram no
curso e 20 mil se formaram. O número de formados teve a maior queda
entre os cursos, 14,5%. O número vem caindo desde 2009, quando 23,3 mil
se formaram. Já ciências biológicas teve o maior número de calouros,
41,6 mil. O curso formou 20 mil estudantes, uma queda de 3,5% em relação
a 2011. Com poucos universitários, o déficit de profissionais chega às
salas de aulas do ensino básico. Segundo o MEC, faltam 170 mil docentes
na rede pública nessas áreas.
O censo mostrou também um baixo
crescimento nas matrículas de licenciatura, que formam professores da
educação básica, o aumento foi 0,8%, enquanto o aumento daqueles que
fazem algum bacharelado foi 4,6% e cursos tecnológicos, 8,5%. Entre os
cursos presenciais, as licenciaturas representam 19,5% do total de
matrículas. Nos cursos de educação à distância, no entanto, representam
40,4% dos estudantes. (Agência Brasil)
0 Comentários
O TRAZENDO A MASSA NÃO SE RESPONSABILIZA POR OPINIÕES EMITIDAS POR TERCEIROS NESTE ESPAÇO, MAS INFORMA QUE COMENTÁRIOS OFENSIVOS QUE EXPONHA PESSOAS,ENTIDADES OU EMPRESAS SERÃO EXCLUÍDOS.
#OS COMENTÁRIOS NÃO REFLETEM A OPINIÃO DESTE BLOG,OS MESMOS DEVERÃO SER IDENTIFICADOS PARA SEREM ACEITOS, SEJA QUAL FOR O SEU TEOR.