A Fifa diz que não quer impedir o uso da palavra pagode com o registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), mas sim que se nomeie outra fonte de letra ou se associe empresas com o Mundial, segundo nota divulgada pela entidade nesta quinta-feira (22). "A Fifa esclarece, contudo, que não tem a intenção de impedir que terceiros utilizem a palavra 'Pagode', a não ser que seja para a nomeação de uma fonte ou em casos que tal palavra seja utilizada com o objetivo de associar uma determinada empresa, comercial ou publicitariamente, com a Copa do Mundo da Fifa", diz a nota do departamento de imprensa. Segundo o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), atualmente a Fifa possui 1.116 marcas registradas no Brasil. Desse total, mais de 400 pedidos de registro foram feitos após a entrada em vigor da Lei Geral da Copa. Além da fonte "Pagode", a lista de registros tem símbolos do evento, logotipos, emblemas, o mascote Fuleco, termos como "Copa do Mundo", "Brasil 2014" e o nome de todas as cidades-sede seguido de 2014.Na prática, isso significa que empresas ou lojas, por exemplo, não podem usar o termo "Promoção da Copa do Mundo" ou lançar uma camiseta com a inscrição "Brasil 2014" sem autorização da Fifa.
A entidade diz na nota que a fonte foi criada por um artista contratado pela Fifa e é usadas nos produtos e documentos oficiais. "A Fifa registrou a marca nominativa 'Pagode' para evitar que outras fontes sejam criadas sob a mesma denominação ou similares, com o intuito de obter vantagem comercial às custas da visibilidade da fonte oficial da Copa do Mundo", diz. A Fifa diz ainda que há "grande quantidade de produtos falsificados retidos pelas autoridades brasileiras contendo a referida fonte", que buscam realizar "marketing de emboscada", ou seja, a associação ou aparição não autorizada de uma marca em um evento, o que induz o consumidor a acreditar que o produto ou serviço é endossado pelos organizadores do Mundial.
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