Header Ads Widget


header ads

Presos estão no comando do Presídio Central de Porto Alegre

Direção da instituição, uma das mais degradadas do Brasil, oficializa benefícios aos detentos que comandam os pavilhões
Presídio Central de Porto Alegre (RS)

Acertos entre presos e autoridades para evitar rebeliões e manter a paz intramuros raramente deixam provas. Mas no Presídio Central de Porto Alegre, um dos piores do Brasil, esses acertos se institucionalizaram e aparecem até nos registros oficiais do sistema prisional gaúcho. Documentos obtidos por VEJA revelam que algumas mulheres têm prioridade para entrar no complexo – não precisam pegar a longa fila que se forma desde a madrugada na calçada – e recebem benefícios na revista, como o direito de levar sacolas (que, para as visitas comuns, podem ser barradas na porta).

As favorecidas por essas "regras" são mulheres dos presos que comandam os pavilhões do Central. Quem era chefe de quadrilha ou bandido poderoso do lado de fora mantém o comando lá dentro. Eles são conhecidos como os “prefeitos” das galerias e determinam até quem pode ou não ficar em determinado pavilhão. Comandam também a distribuição de drogas e chegam até a decidir se algum detento de suas galerias vai sair ou não para uma audiência com a Justiça. Polícia, juízes e promotores negociam com eles quando precisam entrar para fazer uma revista ou transferir alguém. O benefício às primeiras-damas do crime é só a parte oficial de um descontrole infinitamente maior.


Os registros sobre as visitas das mulheres dos chefões constam do Sistema de Consultas Integradas, o cadastro geral da segurança pública no Rio Grande do Sul, onde estão reunidos, entre milhares de outras informações sobre pessoas físicas, criminosas ou não, os cadastros dos visitantes de unidades prisionais do Estado. Essas fichas, alimentadas pela direção do Central, chancelam as regalias. Na de Alessandra Gomes de Mello, por exemplo, consta a observação: “ex det lib sac prioridade 1º aux v1ª B”. Tradução: ex-detenta, liberar sacola, prioridade para entrar, mulher do primeiro auxiliar (o segundo na hierarquia da galeria) da primeira galeria (primeiro andar) do pavilhão B”.

O diretor do presídio, o tenente-coronel Osvaldo Luís Machado da Silva, admite que a prioridade para as visitas é uma “moeda de troca”. Afirma ele: “Administrar o Presídio Central é uma questão de negociação. Nessa negociação, pode-se dar prioridade a uma visita, mas isso é exceção”. Segundo o diretor, as regalias são temporárias, embora isso não esteja indicado nos registros. “Uma forma de manter a tranquilidade nas galerias é dando bom tratamento para as visitas. É um fator de distensão, pois qualquer problema aqui na entrada, em cinco minutos, já chegou ao fundo do pavilhão”, acrescenta Machado, que diz conceder o benefício também a presos trabalhadores ou por bom comportamento.

Esse quadro vem de longe. Em 2008, a CPI do Sistema Carcerário já havia eleito o Central o “pior presídio do Brasil”. Em janeiro deste ano, a Organização dos Estados Americanos (OEA) já havia solicitado uma série de medidas para amenizar a situação caótica do presídio. Onde deveriam estar 2 000 presos, há quase 5 000. As celas não têm grades, e o presídio está há dezoito anos interditado para receber presos condenados em definitivo – deveria ter apenas detentos temporários, mas a medida jamais foi cumprida. O esgoto corre a céu aberto, e a Brigada Militar não tem acesso a várias galerias. Na semana passada, uma inspeção do Conselho Nacional de Justiça constatou que, mesmo que a capacidade máxima fosse respeitada, o Central não teria condições de permanecer em funcionamento, tal a degradação das instalações. O juiz responsável pela visita, João Marcos Buch, disse que poderá recomendar a remoção dos presos e o fechamento do Central, em relatório a ser enviado à Justiça. Uma medida extrema, para uma situação extrema.


Postar um comentário

0 Comentários

Photography

3/Photography/post-per-tag

Custom Widget

3/Business/post-per-tag

Recent in Sports

3/Sports/post-per-tag

Recent Posts

Breaking News

Events

Recent Comments

authorHello, my name is Jack Sparrow. I'm a 50 year old self-employed Pirate from the Caribbean.
Learn More →

Sponsor

Recent comments

Comments

3/recent-comments

Featured

Text Widget

Ad 728x90

Definition List

Unordered List

Support

Featured

About News16

Etiam at libero iaculis, mollis justo non, blandit augue. Vestibulum sit amet sodales est, a lacinia ex. Suspendisse vel enim sagittis, volutpat sem eget, condimentum sem. Pellentesque eu interdum ex, tempus volutpat massa.

Pesquisar este blog

Blog Archive

Latest Posts

News

Sports

Food

Technology

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Find Us On Facebook

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Random Posts

recentcomments

Social Share

3/Food/recent-videos

Flickr

3/Technology/small-col-left

Sports

3/Sports/small-col-right

Featured Posts

Labels

Logo

Logo

Tags

Facebook

Music

3/Music/post-grid

Business

3/Business/big-col-left
?max-results="+numposts8+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");

Nature

3/Nature/post-grid

Recent

3/recent-posts

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Pages - Menu

Label Icons CSS

header ads